Tão simples

(Por Linda Grossi)

Os pequenos sonhos que ardiam em seus olhos eram comoventes.

(Antônio Maria)

foto 3

Onze, quinze, vinte horas. Trinta minutos por visita. Tempo pequeno demais para aquecer a mão. Grande, para meu coração aguentar. Vê-la ali, inconsciente, intubada, com fios entrando, drenos saindo, era pesado para qualquer um.

Por muito tempo foi assim.

Numa tarde, tive uma surpresa: estava de olhos abertos. Enquanto os dela se arregalavam para me ver, os meus ficavam embaçados de emoção – ela tinha voltado. Os apetrechos médicos nos impediam de dar o abraço que tanto queríamos, ou melhor, que precisávamos. Nossas mãos se acharam rápido e o pulsar de suas veias me avisava: estou aqui, estou contigo.

Embora o respirador mecânico nos impedisse de uma conversa franca, a testa franzida questionava o que havia acontecido. Com calma, escolhendo palavra por palavra, fui contando a historinha dita pelos médicos. Fácil perceber que ela entendia tudo. Triste perceber que ela entendia tudo.

Ficamos juntas, mãe observando filha e filha observando mãe, por longos minutos. Com medo de me desmontar em sua frente, soltei a mais boba das perguntas: queres alguma coisa?

Sim! Quero um gole de água e um beijo demorado. Ver as flores amarelinhas da acácia mimosa no inverno. Esquentar a mamadeira da Luiza e tricotar um blusão vermelho para o uniforme. Ler toda a coleção do Monteiro Lobato para o Gabriel. Comer uma laranja de umbigo, bem azeda, sentada no sol. Arrepiar os pelinhos do braço ao molhar os pés no mar gelado. Tocar no Muro de Berlim – meu grande sonho. Preparar frango com massa no domingo para toda família. Curtir um final de semana na casa nova de Canela. Dançar a Valsa dos Patinadores, com teu pai, até o suor cobrir meu corpo inteiro. Assistir mais um show do Andre Rieu e chorar ouvindo Ave Maria. Desvendar o mistério do último CSI – Miami, sem interrupções! Quero acordar na minha casa, com cheiro de café passado.

Um discurso completo.

Em silêncio.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s