Tão simples

(Por Linda Grossi)

Os pequenos sonhos que ardiam em seus olhos eram comoventes.

(Antônio Maria)

foto 3

Onze, quinze, vinte horas. Trinta minutos por visita. Tempo pequeno demais para aquecer a mão. Grande, para meu coração aguentar. Vê-la ali, inconsciente, intubada, com fios entrando, drenos saindo, era pesado para qualquer um.

Por muito tempo foi assim.

Numa tarde, tive uma surpresa: estava de olhos abertos. Enquanto os dela se arregalavam para me ver, os meus ficavam embaçados de emoção – ela tinha voltado. Os apetrechos médicos nos impediam de dar o abraço que tanto queríamos, ou melhor, que precisávamos. Nossas mãos se acharam rápido e o pulsar de suas veias me avisava: estou aqui, estou contigo.

Embora o respirador mecânico nos impedisse de uma conversa franca, a testa franzida questionava o que havia acontecido. Com calma, escolhendo palavra por palavra, fui contando a historinha dita pelos médicos. Fácil perceber que ela entendia tudo. Triste perceber que ela entendia tudo.

Ficamos juntas, mãe observando filha e filha observando mãe, por longos minutos. Com medo de me desmontar em sua frente, soltei a mais boba das perguntas: queres alguma coisa?

Sim! Quero um gole de água e um beijo demorado. Ver as flores amarelinhas da acácia mimosa no inverno. Esquentar a mamadeira da Luiza e tricotar um blusão vermelho para o uniforme. Ler toda a coleção do Monteiro Lobato para o Gabriel. Comer uma laranja de umbigo, bem azeda, sentada no sol. Arrepiar os pelinhos do braço ao molhar os pés no mar gelado. Tocar no Muro de Berlim – meu grande sonho. Preparar frango com massa no domingo para toda família. Curtir um final de semana na casa nova de Canela. Dançar a Valsa dos Patinadores, com teu pai, até o suor cobrir meu corpo inteiro. Assistir mais um show do Andre Rieu e chorar ouvindo Ave Maria. Desvendar o mistério do último CSI – Miami, sem interrupções! Quero acordar na minha casa, com cheiro de café passado.

Um discurso completo.

Em silêncio.

Deixe um comentário

