A mãe e o fogo

Vanessa ConzPor Vanessa Maria

Minha mãe não suporta o esvair do fogo. Enche o estômago do fogão a lenha fartando-o com suculentos nós de pinhos. Durante todo o inverno, alimenta brasas famintas com satisfação e disciplina.

Em sua residência, os quartos permanecem abandonados de tão gelados. Como frias paisagens inabitadas, diferem da aquecida cozinha, a qual emite ruídos e abriga a todos. Quando a mãe sai, quem fica em casa deve cuidar rigorosamente das chamas sob pena de ser advertido. Quem volta para casa tem o direito de ser mornamente recebido.

O gato se expande esquálido no tapete aquecido. Batatas doces dormem no forno. A chaleira volta e meia uiva carente. O calor constante emitido pela chapa do fogão é aproveitado no almoço, no café da tarde e no jantar.

Eu invejo a simplicidade do seu conforto e a originalidade das suas refeições. Em minha vida de cidade grande, não cabe um fogão a lenha no meu apartamento. E se coubesse, ficaria apagado, ao menos durante a maior parte do dia. Aventuro-me em bufês, enquanto minha mãe colhe suas salsas e escolhe seus feijões. Entro na fila do pão francês enquanto ela suja suas mãos com ovo e farinha.  A distância entre os nossos mundos torna as minhas idas a sua casa aventuras dignas de volta ao passado (ou será futuro?). Sei que ao chegar, vou aprontar a mesa, vou repor as lenhas no cesto, vou cuidar do leite escalando a caneca e secar a louça (que na minha casa ficaria pendente no escorredor, mas que na casa dela logo será reutilizada).

O carinho da minha mãe é medido em graus Celsius e colheres de açúcar. Os abraços dela sempre vieram em formato de pão caseiro. Sei que meus filhos não terão essa sorte, terão apenas a certeza dos abraços convencionais. Mas cada mãe, a sua maneira, sabe manter a casa aquecida, não é mesmo?

3 comentários sobre “A mãe e o fogo

  1. A acha da saudade que sinto da querida Vanessa Maria alimentaria um fogão a lenha por dias!
    Muito obrigado por atenuá-la com essa bela crônica! E um cheiro na Cecília! Rubem

Deixe um comentário

