O último aviso

antoniomaria-c3a0-mc3a1quinaPor Antônio Maria

Meu caro patrício Mané Garrincha, quem lhe escreve é um de seus maiores fãs, além disso, uma pessoa que deseja sua felicidade e está solidário com você, esteja você como estiver, com quem estiver. Quem lhe escreve é, sobretudo, uma pessoa que entende de azares.

O caiporismo existe, Mané Garrincha, e o Brasil está cheio de caiporas. Já tive um em minha vida. Bastava encontrá-lo e me acontecia o pior. Se estava no mar e ele entrava, eu tinha uma cãibra. Se estava num restaurante, engasgava-me com um osso de galinha ou uma espinha de peixe, mesmo que estivesse comendo um filezinho besta. Foi quando me entreguei aos cuidados de São Judas Tadeu e, de lá para cá, livrei-me de todos os reveses e desaires da sorte.

Em seu caso, se você olhar para trás, verá que tudo está acontecendo depois do passarinho. Seu futebol, seu joelho, seu caso sentimental, tudo encrencou, da noite para o dia. Antes do passarinho (lembra-se?) você fazia o que bem entendia. E dava certo. Deu suas voltinhas com Angelita Martinez e ninguém fez onda. Hoje, você, que sempre dirigiu direito, está atropelando crianças.

Isso assim não pode continuar, Garrincha. O azar existe e a gente só se livra dele quando elimina a causa. E qual a causa de suas desditas? O passarinho. Não porque aquele passarinho seja um prodigalizador de azares. Mas pelas circunstâncias que o passarinho entrou em sua vida, lembra-se?

Garrincha, a meu ver, você ainda tem muita vida e muito futebol pela frente, mas só se tomar uma resolução: abrir a gaiola e soltar o passarinho. Poderia você deixá-lo com a Dona Nair. Mas, coitada, ela e as meninas iriam sofrer as “vibrações” deste terrível Mainá, que entrou em seu destino na hora em que você era um deus… e, no dia seguinte, amanheceu um pobre-diabo. Examine cada coisa que lhe aconteceu e sole (mesmo que isto lhe doa) esse passarinho, que está destruindo sua sina e sua vida.

Deixe um comentário

