Bálsamo

Zulmara FortesPor Zulmara Maria

A pequena capela abrigava um número significativo de colegas de farda, parentes e amigos do Major Ferreira, sempre admirado por sua postura retilínea e dedicação à Pátria.
Yeda, a viúva, abanava-se com seu leque japonês. Exausta, rogava a Deus que o falecido fosse em paz e logo. Aquele calor insuportável e aquele perfume de flores a estavam deixando enjoada. Aguardava ansiosa o momento de retornar a casa e esparramar-se por todos os cômodos. Jogar-se no sofá da sala, colocar os pés sobre a mesinha, sem ouvir a voz irritante do marido a repreendê-la como se fosse criança. Que vá em paz! Enfim só!
Postado no lado oposto da capela, um jovem chamou a atenção da viúva. Era louro, com belos olhos azuis. Não lembrava de tê-lo visto antes. Ele a olhava de revesgueio, demonstrando um interesse especial.
Yeda retirou-se por um instante. Retocou a maquiagem, colocou mais um jato de perfume e ajeitou os cabelos. Voltou ao seu posto, na cabeceira do caixão, com outro semblante. O rapaz sorriu discretamente. E ali, naquele momento, começava um flerte.
Bruno, vinte e poucos anos, bonito e seguro de seus atributos, tanto quanto de suas intenções, aproximou-se pelo outro lado da urna. Apresentou-se e lamentou profundamente a perda do Professor Major Ferreira. Colocou-se ao inteiro dispor da viúva. Estava desempregado e dispunha de todo o tempo livre para lhe fazer companhia nos momentos de solidão. E, se ela desejasse, lembrariam juntos dos feitos do Major.
Por cima da cabeça do falecido, o rapaz esticou a mão para cumprimentar a viúva, passando-lhe um papelzinho dobrado. Ela inspirou profundamente aquele cheiro de homem novo, agradeceu e retribuiu seu olhar selvagem com uma piscadela de cumplicidade.
E o padre chega para a encomendação do corpo. Já não era sem tempo! O calor insuportável da capela começa a subir pelas coxas de Yeda.

Anúncios

Um comentário sobre “Bálsamo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s